0 Artigos

Artigo da Stella: Beleza ao Sol                                                                                                                          
Durante o verão todos gostam de volta das férias bronzeados e bonitos. No entanto é importante proteger a nossa pele para que ao longo do tempo ela não seja danificada.

Para isso, durante o dia, basta espalhar abundantemente na face e no corpo um creme protector (que tu podes encontrar em qualquer farmácia ou supermercado), e à noite aplicar um bom creme hidratante e nutritivo.

Aqui estão algumas regras a seguir quando vais à praia:

  • Quando estás ao sol evita ficar parada como uma lagartixa.
  • Se caminhares ao longo da praia vai saber bem se tiveres uma massagem nos pés e no corpo inteiro.
  • Evita estar exposta ao sol durante as horas mais quentes pois sofres o risco de queimaduras! As melhores horas são das 9 às11 e das 15h30 às 17.
  • Come um montão de cenouras: verás que o teu bronzeado será dourado e mais intenso.
  • Não coloques perfume ou desodorizante quando vais à praia para evitar manchas desagradáveis na tua pele!
  • Usa sempre um chapéu!


6 Regras para o teu cabelo
1) Lava o cabelo a cada 3 dias – a lavagem diária retira os óleos naturais da cutícula do cabelo e pode deixar o teu cabelo fraco, mole e difícil de trabalhar.

2) Quanto mais saudável for a tua dieta, mais espesso, brilhante e saudável será o teu cabelo. E bebe também muita água para evitar secura e promover o brilho natural.

3) Termina a lavagem com água morna ou friapara ajudar a fechar a cutícula do cabelo e permitir um brilho natural. Seca sempre o cabelo com uma toalha antes de aplicares o condicionador senão tu estás a dilui-lo em cerca de 70%.

4) Secar, encaracolar, alisar - quem sabe qual é o nosso estilo se não usarmos as nossas ferramentas favoritas? Mas, por muito que nós os amemos, o calor gerado por esses aparelhos pode penetrar na cutícula e deixar os cabelos secos, danificados e sem brilho. Abençoados sejam os produtos de protecção contra o calor!

5) Nutrir, nutrir, NUTRIR! Eu simplesmente não posso salientar isto o suficiente. Trata os teus cabelos com uma máscara para cabelo uma vez por semana - e atira as instruções pela janela fora! Muitas máscaras dizem-te para deixar o produto por cerca de 10-15 minutos, mas menos de 30 minutos é geralmente inútil. E quando o cabelo estiver totalmente revestido na máscara condicionante, envolve-o  em película aderente para selar o calor, o que irá activar as propriedades da máscara.

6) Se tu quiseres um cabelo saudável e sem pontas espigadas não te esqueça de reservar regularmente um tempinho no cabeleireiro para oaparar. Cabelos finos devem ser aparados a cada seis semanas, enquanto que cabelos grossos precisam de um corte de oito em oito. Deixa-o sem aparar por mais tempo do que isso e as pontas espigadas vão crescer ao longo do cabelo, o que significa um corte maior. É a tua escolha!

Artigo da Bloom: O Significado da tua caligrafia!


Olá meninas!! 

Já alguma vez se perguntaram por que a vossa caligrafia é tão diferente umas das outras? Mas acima de tudo: por que não continuar a escrever nas margens ou escrever sem espaços entre as palavras? A grafologia pode explicar! Esta ciência estuda a escrita e alguns sinais podem deduzir os traços da tua personalidade! Na verdade, pode revelar quase tudo! Para aprender um pouco mais ou para tentar corrigir esses defeitos que os nossos professores sempre apontam, aqui vai um pouco de conhecimento grafológico!

Vamos começar: para uma boa análise da tua escrita precisas de ter uma folha de papel branco (sem linhas, quadrados ou margens), onde tu escreveste há poucos dias!

Toma em atenção as margens! Sendo que na nossa cultura escrevemos da esquerda para a direita, a margem esquerda representa a ruptura com o passado enquanto que a margem direita é a distância do futuro. Se as margens são simétricas e perfeitamente alinhadas és uma pessoa metódica e precisa, mas também distanciada do passado: em suma, não podes esperar para crescer! Mas como tu és muito equilibrada és também distanciada do futuro, com medo de surpresas desagradáveis. Se tu não usas nenhuma margem és espontânea e muito impulsiva. Para aqueles que tendem para uma das duas margens: és uma pessoa tímida e rotineira se tendes para a esquerda, ou aventureira se ela tende mais para a direita.

Se escreves rápido, com letras separadas, és intuitiva e tens uma ideias claras! Parabéns! Mas não corras muito...

Caligrafia amassada: objectivos pouco claros e muita confusão... Levas sempre muito tempo para fazer algo que se faz normalmente num instante?
Escrita, onde vais? A caligrafia contínua é sinal de uma pessoa "optimista", que tem iniciativa, é pró-activa e acredita no que faz. Caligrafia inclinada de baixo para cima, pode indicar uma personalidade intrusiva e a tendência de impor a tua maneira de pensar (rejeitando a dos outros!). Escrita que tende um pouco para cima é sinal de boa personalidade e que tentas fazer o melhor. Escrita que tende um pouco para baixo: tu és um pouco pessimista, tens muitas vezes medo de cometer erros e às vezes te sentes um pouco triste. Anima-te! Em qualquer caso, agora tens uma boa desculpa para dar ao professor pela tua má caligrafia!

Cheirinho a Magia

Os cheiros têm uma ligação directa com as nossas emoções: pensa num cheiro "bom" (biscoitos ou pão acabados de fazer, flores frescas, etc.) e tu vais começar a sentir uma melhoria no teu humor. Depois pensa num cheiro "mau" (poluição, etc) e o oposto é mais provável que aconteça. Mas tu acreditas que os cheiros não têm só o poder de afectar o nosso humor, eles têm o poder de afectar o nosso comportamento também? Odores podem ter efeitos positivos no humor, reduzir o stresse, melhorar o sono, a auto-confiança e o desempenho físico e cognitivo. Por isso, se te tornares mais consciente na forma como odores específicos te afectam pessoalmente, tu poderás ser capaz de melhorar a tua saúde e bem-estar!

Por exemplo, resultados de pesquisas em aromaterapia confirmam que o cheiro de limão promove a concentração e a atenção, enquanto que atletas que inalaram o cheiro de mentaficaram menos cansados nos seus exercícios pois o cheiro de menta aumenta a circulação sanguínea e revigora o corpo e a mente!

Hortelã-pimenta é geralmente estimulante! O perfume de hortelã-pimenta aumenta a actividade na área do cérebro que nos acorda pela manhã. Por exemplo, pessoas a fazer exercícios correm mais rápido e fazem mais flexões quando expostos ao aroma. Experimenta pôr algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta num punho desportivo!

Jasmim ajuda a dormir. O perfume de jasmim no teu quarto ajuda a uma noite tranquila de sono e a um maior nível de vivacidade no dia seguinte. O cheiro também aumenta as ondas cerebrais associadas com o sono profundo. Põe um pouco de óleo de jasmim num difusor de aroma ou borrifa algumas gotas na tua almofada!

Lavanda é geralmente relaxante. A exposição ao odor de lavanda pode diminuir o ritmo cardíaco. Usa o perfume para relaxar antes de dormir ou inala algumas baforadas durante os intervalos das aulas para recarregares as energias. Pesquisadores japoneses acham que esta prática ajuda a evitar a queda na concentração durante a tarde!

Baunilha ajuda na perda de peso. Segundo pesquisas, ela funciona como um substituto do prazer que tu terias ao comer doces, mas sem as calorias! Este não é um perfume que tu usarias se tivesses o estômago vazio, pois é provável que simplesmente aumentasse a tua fome, mas se tu tiveste um almoço saudável pode ajudar a refrear o desejo por uma barra de chocolate!

Tu podes também usar o olfacto para estimular a tua memória quando fizeres um teste: a tua capacidade de recordar informação pode ser melhorada através da inalação de um odor que tu respiraste enquanto absorvias essa informação! Tenta isto: acende um pauzinho de incenso enquanto estudas; depois quando fores fazer o teste, leva um frasquinho de óleo ou perfume com a mesma fragrância do incenso! Vais ver que a tua memória funciona melhor.

Assim que melhora a tua saúde e o teu humor rodeando-te com aromas agradáveis!



Artigo da Musa: Cria o teu próprio instrumento!


Uma festa sem música... não é uma festa!
E é bom acompanhar a música não apenas com dança mas também reproduzindo-a! E se não tens um instrumento? Vou mostrar-te como podes fazer um tu mesma!

Hoje vamos ver como criar um pau de chuva!

O pau de chuva era usado antigamente em rituais para chamar a chuva e era usado na América Latina, África e Oceânia. O original era feito com bambu e pó do conchas... mas nós podemos fazer um mais simples!

Isto é o que tu precisas:

3 cilindros de papel de cozinha (ou 7 de papel higiénico)
Pioneses de 2 a 3,5 cm de comprimento
Um copo cheio de diferentes grãos (arroz, lentilhas, cuscuz...)
Cartolina
Papel crepe, papel de embrulho, marcadores
Fita adesiva, tesoura e cola.

 1) Junta os três cilindros (ou 7, no caso do papel higiénico) com fita adesiva. Na superfície desenha uma uma linha em espiral ao longo da linha marca pontos com uma distância de 1 centímetro.



2) Enfia um pionés em cada ponto e quando estiver pronto enrola o tubo inteiro com fita adesiva: isto serve para segurar os pioneses.

3) Recorta dois círculos de cartolina com o mesmo diâmetro do tubo (vão ser utilizados para fechar as 2 aberturas). Fecha apenas uma das extremidades e certifica-te que a fita-cola é distribuída uniformemente e não deixas nenhuma parte por cobrir.



4) Enche o tubo com os grãos e fecha a outra extremidade com o outro circulo de cartolina e a fita-cola.

5) Decora o teu pau de chuva com papel colorido ou com desenhos! Voltando lentamente o pau de chuva de cima para baixo produzirás sons delicados similares ao som da chuva ou do fluxo da água!

 



O significado dos  nomes com a letra A.


Olá meninas e meninos. Querem saber o significado do vosso nome? Aqui vai então:

Abílio: Do Latim o significado "apto, capaz", do grego "aquele que é incapaz da vingança".

Adelaide: Significa de linhagem nobre e indica uma pessoa dinâmica e com grande sabedoria. Mas precisa se abrir um pouco, pois em geral não deixa nada nem ninguém interferir nas suas certezas.

Adélia: Significa nobre e indica uma pessoa que luta para tomar as rédeas do seu destino. Não gosta de depender de ninguém, nem mesmo dos pais. Hábil e esperta, em geral consegue o que quer da vida. Mas deve combater a ansiedade e desenvolver o sentido de vida em comum.

Adriana: Significa escura, morena, e revela uma pessoa com grandes chances de triunfar na vida, pois mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. E sabe repartir com os outros o que consegue com o estudo e o trabalho.

Afonso: Significa pronto para o combate e indica uma pessoa que preocupada com o bem estar dos outros, procura ajudas a todos que se encontram em dificuldades. Idealista, coloca a justiça acima de tudo.

Ágata: Significa bondosa e predispões a criança ao amor. A pessoa assim chamada está sempre pronta a ajudar quem precisa. Seus conselhos, baseados numa intuição aguçada, são muito eficientes.

Alberto: Significa ilustre, muito famoso e indica uma pessoa que possui a dose certa de impetuosidade e coloca muita energia na concretização dos sonhos. Seu talento sempre acaba sendo reconhecido.

Alexandra(e): Significa defensor da humanidade e indica um espírito justiceiro, que não pode ver outra pessoa passando dificuldades sem procurar ajudar. Tem sucesso quando trabalha em atividades comunitárias.

Alfredo: Significa conselheiros dos espíritos e indica uma pessoa muito prática, que sabe usar a lógica para atingir seus objetivos e afastar as más influências. Está sempre disposto a ajudar os amigos e resolver até problemas íntimos.

Alice: Significa a verdadeira. É uma pessoa extremamente sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem também o Dom da liderança. Por isso, não gosta de trabalhar para os outros. Prefere exercer uma profissão liberal ou montar sua empresa.

Alina: graciosa, atraente. Significa agulha e predispõe a criança a se tornar profunda nas suas observações e na maneira de ver o mundo. Com o passar do tempo, porém, ela vai se tornando livre e desprendida e chega a agir de maneira quase superficial. Mas, quando percebe que fez uma escolha indevida, luta com toda a sua garra para corrigir o erro.

Álvaro: Significa o que defende de todos e indica uma pessoa de iniciativa, que está sempre em busca de novas oportunidades. Mas não faz nada sem antes avaliar atentamente todas as chances de progresso e todos os riscos de fracasso.

Amália: Significa trabalhadora e revela uma pessoa esforçada na luta pelos seus objetivos. Emotiva e sensível, magoa-se com facilidade, mas não demonstra nada disso. Também não guarda rancor de que a ofendeu sem querer. Prefere exibir sua simpatia, a qual lhe abre muitas portas.

Amanda: Significa digna de se amada (latim) e mostra uma pessoa cuja vida afetiva é marcada pelo excesso de pretendentes. Dinâmica e ativa, ela sempre resolve seus problemas de maneira inteligente, sem forçar situações ou incomodar os outros.

Amélia: Variação de Amália. A pessoa assim chamada é muito original, inteligente e tem garra para alcançar seus objetivos. Alem disso, ela sabe aplicar bem o dinheiro que ganha, razão pela qual consegue um bom pé-de-meia ainda na juventude.

Ana: Significa cheia de graça e predispões a criança a se tornar muito segura, graças à sua boa organização mental. Sua intuição lhe garante boas escolhas nos estudos, na profissão e no amor.

André: Significa viril e robusto e indica uma pessoa intuitiva e extrovertida. Tem sempre idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Dá-se muito bem em informática, pedagogia, teatro e circo.

AndréiaAndréa: Significa forte, viril e predispõe a coragem, à lealdade e à fidelidade. Muito decidida, a pessoa assim chamada transmite segurança a todos que a rodeiam. Inteligente e sensível, sempre consegue o suficiente para viver confortavelmente.

Ângela: Significa anjo, mensageira. Indica uma pessoa bondosa, que busca manter um clima de harmonia no lar, na escola e no trabalho. É leal com todas as pessoas que a rodeiam, e por isso, conquista a simpatia delas. Procura ser diplomática e polida, mas quando precisa dizer uma verdade doída, não hesita nem um pouco.

Aníbal: Significa dádiva do deus Baal e indica uma pessoa passiva e recetiva, que normalmente se mostra calma, gentil, diplomática e bondosa. Apesar de não ser ambicioso, consegue tudo o que deseja usando sua enorme capacidade de convencer.

Antero: Significa florido e indica uma pessoa sempre bem disposta e bem humorada, que conduz a vida com discrição e harmonia. Ótimo confidente, costuma fazer amizades sinceras e duradouras.

Ariana: Variação de Ariadne. Indica uma pessoa que consegue se concentrar mesmo em meio à maior algazarra. E tem o Dom da conciliação: sempre procura criar um clima de paz à sua volta. Mas isso pode se voltar contra ela, pois às vezes concorda com os outros só por concordar e depois se arrepende do que disse.

Aurora: Significa o romper do dia. Indica pouco ambiciosa e que hesita muito antes de tomar uma decisão. Essa tendência a adiar decisões importantes pode levá-la a envolver-se em situações delicadas.


Ufa!!! Por hoje foi só a letra A. Da próxima vez continuamos...


Artigo da Flora: A Beleza natural


 Olá meninas!  O Verão acabou de chegar e é hora de revelar algumas dicas de beleza para teres uma beleza natural!

1) Queres ter o cabelo macio? Simples! Seca-o com o secador de cabelo apontando para baixo! Lembra-te de não segurar o secador muito perto do cabelo e não faças isto se tu já tiveres o cabelo macio e encaracolado! Se estiveres exposta ao sol lembra-te de alimentá-lo com óleo de coco!

2) Os olhos também sofrem com o sol e o vento. Usa óculos de sol, mas usa-os por um longo período de tempo apenas se forem de boa qualidade, caso contrário eles irão danificar os teus olhos! Se te entrar poeira nos olhos, lava-os imediatamente e enxuga-os sem esfregar. À noite podes dar-lhes 5 minutos de relaxamento, com pacotes de algodão embebidos em chá de camomila deixados a esfriar na geladeira!

3) Se os teus pés estão cansados mergulha-os em água com bicarbonato de sódio, ou refresca-os com água fria até aos joelhos usando o chuveiro de mão, uma massagem perfeita!

4) Frutas e sumo de limão pela manhã é o pequeno-almoço ideal, mas é também um lanche perfeito que combina fluidos corporais e sais; a tua pele vai agradecer! A fruta tem açúcares que dão energia, por isso se fizeres uma viagem leva-as contigo e leva também algumas frutas secas para quando te faltar a energia, sem nunca te esqueceres da água!

5) A respiração é importante para fornecer oxigénio ao corpo e ao cérebro e também para dar tranquilidade. Aprende a respirar! A respiração lenta e profunda faz bem: respira e tentar segurar a respiração antes de expirares todo o ar.

6) Sorri! Tentar evitar tiques como morder a bochecha ou roer as unhas! Aprende a ser optimista sobre as coisas, a não temer o desconhecido e a estar sempre pronta para ajudar os outros... o sorriso é o truque de beleza natural, se vem do coração!



Dicas para estudar


Dá uma vista de olhos nesta lista de dicas para estudar e desenvolve hábitos de estudo mais eficazes e eficientes para te ajudar a melhorar as notas na escola!

Anota todas as tuas tarefas
O lugar mais lógico para anotares os teus exercícios e TPCs é no respectivo caderno, mas tu podes preferir manter uma lista de todas as tarefas num bloco de notas simples, ou mesmo no teu telemóvel. A forma como manténs a lista não é importante, mas o que é absolutamente essencial é anotar cada tarefa, a data de entrega e a data do teste. E não te esqueças da lista!

Organiza com cores
Planeia o teu próprio sistema de cores para manter as tuas tarefas e pensamentos organizados. Podes escolher uma única cor para cada classe e usar essa cor para a tua pasta, marcador, notas e canetas. Ficarás surprendida ao descobrir o quanto uma forte organização pode mudar a tua vida!

Cria uma zona de estudo em casa
Dedica algum tempo a analisar o teu estilo de estudar e as tuas necessidades, para encontrar o local de estudo perfeito. Afinal de contas, se tu não consegues concentrar-te não podes esperar aprender muito bem. Cada aluno é diferente. Alguns precisam de um compartimento completamente tranquilo e sem interrupções quando estudam, mas outros estudam melhor escutando música ou sons de fundo e fazendo várias interrupções. Encontra um lugar para estudar que se adeque à tua personalidade e estilo de aprendizagem específicas. Coloca então todo o material necessário para estudares nesse compartimento, para que não tenhas distracções desnecessárias!

Tempo
Tenta não gastar mais do que uma hora numa mesma disciplina. Tenta não gastar mais do que 20 a 30 minutos a memorizar. Blocos curtos de tempo é o melhor método para estudar e reter informação.

Matérias similares... momentos distintos!
Tenta estudar matérias semelhantes em alturas diferentes. É importante manter períodos de estudo separados para matérias semelhantes. Isso aumenta a variedade no tempo de estudo específico e mantém o teu cérebro alerta e activo!

Alimentação Saudável!!
Come um pouco para teres energia para estudar, mas evita o excesso de açúcar que te fará hiperactiva e tornará o estudo mais difícil.

Musica!
Ouvir músicas relaxantes, como música clássica ou jazz, em volume baixo pode aliviar um pouco o tédio de estudar.

Prepara-te para o dia do teste
Tu sabes que é importante estudar para o dia do teste, não? Mas há outras coisas que tu deves ter em consideração, para além da matéria que o teste vai cobrir. Imagina que no dia do teste a sala de aula está gelada? Para muitos alunos essa seria causa suficiente de distracção e para interromper a concentração, o que pode levar a más escolhas e más respostas. Vai prevenida para o calor ou frio!

Toma notas fabulosas
Existem alguns truques para tirar notas fabulosas que realmente ajudam quando se trata de estudar. Se tu és uma pessoa visual, deves fazer muitos rabiscos no papel. Rabiscos úteis, porém! Assim que te aperceberes que um assunto se relaciona com outro, que vem antes de outro, que é o oposto do outro, ou que tem qualquer tipo de conexão com outro, faz um desenho que faça sentido para ti. Às vezes a informação não se afunda na tua mente até que tu a vejas como imagem.



Artigo da Tecna: Números,números!


Um olá muito grande para vocês!!

Meninas, hoje eu decidi dar-vos números!
Mas não se preocupem! Consegui encontrar alguns fatos interessantes sobre o universo, a terra, humanos e reino animal!
Então do que estão à espera para ler? Vocês vão descobrir coisas realmente interessantes!

TERRA E UNIVERSO
Vocês sabiam que o número estimado de estrelas na nossa galáxia (a Via Láctea) é entre 100 e 400 bilhões?
8 é o número de planetas que compõem nosso sistema solar. Além da terra os outros são: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.
6000000000 triliões de toneladas é o peso do nosso planeta Terra... é um número tão grande que eu não posso escrevê-lo em números!
142.800 km é o diâmetro de Júpiter, o maior planeta na nossa galáxia.
12.745 km é o diâmetro da Terra... nada mau, não é?
386.000 km é a distância entre a Lua e a Terra.
Aproximadamente 7 biliões é o número de habitantes do nosso planeta... não podes sentir-te sozinha!
Mais de 1,3 biliões é o número de habitantes da China, o país mais populoso do mundo.
8.848 m é a altura da montanha mais alta do mundo: o Monte Evereste, na Ásia.
6.671 km é o comprimento do Nilo, o rio mais longo do mundo.

HUMANOS E ANIMAIS
10.000 triliões é o número de células que compõem um ser humano... é um montão!
656 é o número de músculos que compõem o corpo humano, enquanto 206 são os ossos do nosso esqueleto, sabias??!!!
Enquanto que  um gato tem 244 músculos.
130.000 kg é o peso que pode atingir a baleia azul, o maior animal vivo na Terra.
O puma é o animal que pode ficar em primeiro lugar no salto em altura: ele pode chegar até 7 metros sem correr!!
325 km/h é o tempo recorde no mundo animal: ele pertence ao falcão peregrino, quando “mergulha” do céu sobre a sua presa.
0,9 m/h é a "velocidade" do animal mais lento na terra, o caracol carnívoro que precisa de 46 dias para percorrer 1 km... 

dai o ditado "ser lento como um caracol"!


Decorações para lápis.


Neste projecto o único limite é a tua imaginação!

Qualquer criatura, forma ou tema que tu imaginares poderá ganhar vida no topo do teu lápis!


Vais precisar de:

    * Cartolina grossa colorida ou espuma de artesanato
    * Cola
    * Tesouras
    * Lápis de cor
    * Decorações várias


Como fazer:

   1. Começa com duas formas idênticas, como um círculo ou coração por exemplo. Põe cola ao redor da borda de uma das formas, deixando cerca de 2cm onde irás inserir o lápis.
   2. Pressiona a segunda forma contra a primeira para as colar. A cola vai precisar de secar por algumas  horas, mas tu podes decorar o exterior agora.
   3. Decora o exterior da tua forma pintando-a e/ou com pompons, lantejoulas, algodão, outras formas de espuma, enfim o que quiseres!


Dica:

O tempo de secagem é importante para este projecto! Não te esqueças de deixar secar as tuas peças!












Artigo da Layla/Aisha: Bons Sonhos!



Tens pesadelos e sonhos agitados?

O remédio certo é construir um filtro do sonho!

O filtro do sonho tradicional (também chamado de teia do sonho ou “dreamcatcher” em Inglês) é composto por um círculo de madeira flexível que representa o ciclo da vida. O círculo mantém uma rede que captura os sonhos e os direciona para colares de contas (símbolo da natureza). Os pesadelos, no entanto, são direcionados para as penas de um pássaro, que servem para fazê-los voar para longe!

O que vais precisar:

* Um ramo direito e suficientemente forte, que irás usar como apoio do teu filtro do sonho.

* Corda ou fio de cor natural.

* Objetos vários, misturados com imaginação e criatividade!

Em primeiro lugar... vais precisar duma pequena ajuda da natureza! Dá um passeio pelo parque da tua cidade. Recolhe flores e folhas bonitas, pinhas, pedras, frutos e tudo o que a tua imaginação quiser!

Segunda recomendação: olhos bem abertos! O importante é estares em contacto com a natureza e observá-la. Tu vais encontrar belos e mágicos objetos.

O que deves fazer?

Corta a corda em vários pedaços e com diferentes comprimentos. Pega no ramo e amarra os pedaços de corda que acabaste de cortar, deixando alguns centímetros de distância entre elas. Agora pega nos itens que recolheste e amarra-os às extremidades das cordas. O teu filtro do sonho original está pronto a usar! Bons sonhos!

Toques extra de fantasia?

Amarra ao teu ramo pequenos sinos ou campainhas que produzirão som quando o vento as mexer. Ou podes também amarrar notas ou dedicatórias...



Corpos em Movimento


A dança é uma das três principais artes cénicas da Antiguidade, juntamente com o teatro e a música.

A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maioria dos casos, a dança com passos cadenciados é acompanhada pelo som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir tanto como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimonia.

A história da dança cénica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo. Com o Ballet Clássico, as narrativas e os ambientes ilusórios guiavam a cena. Com as transformações sociais dos tempos modernos, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no ballet e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar diferente da Dança Moderna Europeia, mesmo tendo alguns elementos em comum.

O Ballet Contemporâneo foi criado no início do século XX e ainda preserva muitas das técnicas do Ballet Clássico. Nesse estilo de dança as coreografias diferem do método clássico por não haver mais uma história que siga uma sequência de factos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são geralmente collants e malhas, que dão maior liberdade de movimento aos bailarinos. É o estilo que vem antes da Dança Moderna, e esta sim irá deixar de lado muitos dos movimentos e técnicas clássicos, dando mais ênfase aos movimentos do corpo. A dança contemporânea incorporou o papel de outras áreas artísticas na dança, como o vídeo, a música, a fotografia, as artes plásticas, e mesmo cultura digital e softwares específicos, que permitem alterações do que se entende como movimento, tornando movimentos reais em virtuais ou vice-versa.

A dança contemporânea modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet, fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea procura uma ruptura total com o ballet, chegando mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, ideias e conceitos. Solos de improvisação são bastante frequentes. Sendo um estilo abrangente e sem uma técnica única pré-definida pode ser praticada por qualquer pessoa e pode incorporar o uso de qualquer tipo de adereços, roupas, músicas, espaço ou movimento.




Sem comentários:

Enviar um comentário